O que significa OAU?
OAU é uma abreviatura usada para Óleo Alimentar Usado. É uma abreviatura que, cada vez mais, fará parte do nosso “Dicionário Ambiental”.

Por quê reciclar o OAU?
O OAU é uma ameaça ambiental quando não é devidamente reciclado. Despejar o OAU na banca da cozinha provoca o entupimento das tubagens e, posteriormente, a contaminação das águas residuais. 1 litro de OAU contamina 1 milhão de litros de água. 1 milhão de litros de água é suficiente para um ser humano viver 40 anos! É fácil perceber o porquê da necessidade de reciclagem do OAU!

Quanto tempo se pode utilizar o óleo de cozinha?
Com os aquecimentos e frituras sucessivas, o óleo de cozinha sofre alterações químicas irreversíveis que podem tornar-se prejudiciais à saúde. Estudos recentes apontam para 6 utilizações, no máximo (para a fritura de batatas, por exemplo). Este número reduz quando se frita carne ou peixe. O óleo alimentar, depois de usado a primeira vez, tem uma validade máxima de 2 meses.

Como devo guardar o OAU para reciclar?
Depois de usar o óleo, deixe arrefecê-lo bem e deposite-o numa garrafa ou garrafão de plástico e feche muito bem.

Os restos de comida do OAU também podem ser depositados nas garrafas?
Os restos de comida do OAU dificultam o seu processo de tratamento. Deposite o OAU na garrafa o mais limpo possível, sem restos de comida e água. Os restos de comida que o OAU contém devem ser depositados no lixo.

O azeite pode ser reciclado?
Sim, embora não seja tão vulgar usar azeite para fritar, o azeite usado também pode ser reciclado. Para reciclar o azeite devem seguir-se as mesmas indicações de reciclagem do OAU.

Posso colocar óleos de motor no oleão?
Não, os óleos de motor carecem de outro tratamento diferente do OAU. Há empresas especializadas para o tratamento de óleos de motor.

Qual o destino do OAU colocado no oleão?
O OAU colocado no oleão é recolhido pela equipa de EcoMovimento e enviado para tratamento. Depois de tratado, o OAU tem várias aplicações: detergentes, sabões, velas. Uma das principais aplicações do OAU é na produção de Biodiesel, um biocombustível.
15-01-2018
Bio-óleos para gasolina e gasóleo.
ver mais [+]
Projeto desenvolvido em parceria com a Universidade do Minho e FCT, testa produção de bio-aditivos para gasóleo e gasolina a partir de resíduos de óleos alimentare usados.
10.08.2012
Viabilidade do Biodiesel
ver mais [+]
A viabilidade do biodiesel puro para veículos é confirmada por equipa das universidades do Minho e Federal da Bahia.
03.08.2012
EcoSocial – Recolha de Óleos
ver mais [+]
EcoMovimento e Cercigui celebraram, no passado mês de Maio, uma parceria de recolha de óleo alimentar usado.
DESIGN AND CODING
www.assemblydesign.eu
ECOMOVIMENTO
todos os direitos reservados