O Biodiesel é um biocombustível feito a partir de óleos vegetais que pode substituir directamente o gasóleo produzido a partir de combustíveis fósseis – o Gasóleo.
Além de ser menos poluente que o Gasóleo, o Biodiesel é uma energia renovável pois resulta da produção agrícola de oleaginosas, fechando o ciclo de carbono.
Do ponto de vista ambiental, a produção de Biodiesel é tanto melhor se for utilizado óleo alimentar usado (OAU) para a sua produção. A partir do OAU consegue obter-se um combustível para utilizar nos veículos a Diesel, caldeiras, geradores, estufas, etc.
A nomenclatura do Biodiesel é a letra B seguida da percentagem (%) de Biodiesel presente na mistura Biodiesel + Gasóleo (B20 representa uma mistura de 20% de Biodiesel e os restantes 80% de Gasóleo)
O Biodiesel pode ser misturado com o Gasóleo em qualquer proporção ou até mesmo substituir o Gasóleo na totalidade sem serem necessárias quaisquer alterações nos motores Diesel.
15-01-2018
Bio-óleos para gasolina e gasóleo.
ver mais [+]
Projeto desenvolvido em parceria com a Universidade do Minho e FCT, testa produção de bio-aditivos para gasóleo e gasolina a partir de resíduos de óleos alimentare usados.
10.08.2012
Viabilidade do Biodiesel
ver mais [+]
A viabilidade do biodiesel puro para veículos é confirmada por equipa das universidades do Minho e Federal da Bahia.
03.08.2012
EcoSocial – Recolha de Óleos
ver mais [+]
EcoMovimento e Cercigui celebraram, no passado mês de Maio, uma parceria de recolha de óleo alimentar usado.
DESIGN AND CODING
www.assemblydesign.eu
ECOMOVIMENTO
todos os direitos reservados