O que é Biodiesel?
Biodiesel é um biocombustível que deriva de óleos vegetais virgens ou usados. Pode ser utilizado em mistura com o Gasóleo ou substituí-lo na totalidade.

O que significa B20, B30…B100?
A nomenclatura do Biodiesel é a letra B seguida da percentagem (%) de Biodiesel presente na mistura Biodiesel + Gasóleo. B20 significa uma mistura com 20 % de Biodiesel e 80 % de Gasóleo enquanto B100 diz respeito a Biodiesel puro.

Posso usar Biodiesel no meu carro?
Sim. Todos os carros usam Biodiesel inevitavelmente. O Gasóleo vendido nos postos de abastecimento GALP / Repsol / BP, etc. contém uma pequena percentagem de Biodiesel (cerca de 6 %, valor esse que tende a subir num futuro próximo).

Como usar Biodiesel no meu carro?
É usual a seguinte recomendação:
- Começar com uma mistura B20 e fazer cerca de 1000 quilómetros.
- No final destes quilómetros proceder à verificação e substituição (se necessária) dos filtros do combustível. Por quê? O Biodiesel, como bom solvente que é, limpa todos os resíduos de Gasóleo que estão agarrados ao depósito e circuito de combustível. É normal que, nos primeiros quilómetros, o depósito e circuito sejam limpos e que essa sujidade fique retida no filtro de combustível.
- Depois da primeira substituição de filtros, pode aumentar gradualmente a percentagem de Biodiesel na mistura.
- Verificar, periodicamente, se houve alguma alteração em termos de vedantes/borrachas com a utilização de Biodiesel.
- Verificar, periodicamente, o estado do filtro de gasóleo.
- O Biodiesel deve cumprir os requisitos da Norma EN 14214. Neste caso, o seu veículo fica salvaguardado uma vez que o Biodiesel é de extrema qualidade.

O Biodiesel pode usar-se em climas frios?
Para responder a esta pergunta, interessa definir o termo ponto de nuvem. De forma simples, o ponto de nuvem é a temperatura abaixo da qual o Biodiesel começa a tornar-se sólido. O ponto de nuvem do Biodiesel depende da matéria-prima que lhe dá origem. Pode encontrar-se Biodiesel com ponto de nuvem entre -12°C até 16°C.
Em Portugal as temperaturas médias permitem a utilização de Biodiesel sem especiais cuidados. Contudo, nas épocas mais frias do ano, convém acertar a mistura de Biodiesel e Gasóleo ou procurar um aditivo no mercado apropriado para diminuir o ponto de nuvem do Biodiesel.

O uso de Biodiesel altera o desgaste do motor?
Existem estudos científicos que concluíram haver uma redução do desgaste dos motores bem como a redução de acumulação de sujidades. (P. Hertz, Canodev Research Inc. – 1996)

O Biodiesel é tóxico ou perigoso?
O Biodiesel não é um produto perigoso. Apresenta menor toxicidade do que o sal da cozinha. Por isso, em caso de contacto com a pele, não há quaisquer problemas. Aconselha-se, de qualquer forma, a lavagem da pele com água após contacto com Biodiesel.
15-01-2018
Bio-óleos para gasolina e gasóleo.
ver mais [+]
Projeto desenvolvido em parceria com a Universidade do Minho e FCT, testa produção de bio-aditivos para gasóleo e gasolina a partir de resíduos de óleos alimentare usados.
10.08.2012
Viabilidade do Biodiesel
ver mais [+]
A viabilidade do biodiesel puro para veículos é confirmada por equipa das universidades do Minho e Federal da Bahia.
03.08.2012
EcoSocial – Recolha de Óleos
ver mais [+]
EcoMovimento e Cercigui celebraram, no passado mês de Maio, uma parceria de recolha de óleo alimentar usado.
DESIGN AND CODING
www.assemblydesign.eu
ECOMOVIMENTO
todos os direitos reservados